Home Lições Vídeo aulas Músicas Indicações Sites interessantes e donwloads Contato 


Preposições e Partículas Declináveis 

Existe várias preposições e partículas declináveis em hebraico, as principais são:
את (à, para), של (de [possessivo]), ל (Para), אל (Para), עם (Com), ב(Em, Com), מ (De [origem]), בגלל(Por Causa), בשביל (Para [alguém ou algo]), אצל (Com [alguém]).


Partícula ET - את


Esta partícula aparece frequentemente no hebraico, ela não tem uma tradução exata para o português. Geralmente ela indica algo em uma frase. Quando se usa ela em sua forma original, ou seja, sem decliná-la de acordo com as pessoas, qualquer palavra após ela leva o artigo (ה), exceto nomes próprios.


Ex.:
Eu amo as roupas da China – אני אוהב את הבגדים מסין
Eu amo o suco de uvas – אני אוהבת את המיץ ענבין
Eu amo a Maria – אני אוהב את מריאם
Maria ama José – מריאם אוהבת את יוסף


→ Esta partícula é declinável, de acordo com as pessoas:

 

Partícula Shel – של
Esta preposição indica posse.

 

Ex.: Meu carro é muito bonito – מכונית שלי יפה מאוד

Sua casa é grande – הבית שלך גדול
 


PREPOSIÇÃO Le – ל
Esta preposição indica tanto direção quanto posse, quando declinada de acordo com a pessoa, ela indica posse. Seria uma forma condensada de p.ex. “para + mim (אני+ל)” sendo:

 

 

Ex.:
Eu envio flores para você – אני שולח לך פרחים
Nós temos* (existe para nós) uma escola – יש לנו בית ספר



PREPOSIÇÃO EL – אל
Esta preposição, a semelhança da Preposição "Le - ל" também indica direção, tanto para lugar quanto algo endereçado a alguém e também é declinada de acordo com as pessoas:

 

 

Ex.: Isto é para vocês – זה אליכם

 


PREPOSIÇÃO IM – עם
Esta preposição significa com, e também é declinada de acordo com as pessoas (Na sua forma declinada, sua grafia é alterada, sendo o ע substituído pelo א):

 

 


Ex.:

Hoje ele vai comigo – היום הוא הולך איתי
O telefone dela está com ele - הטלפון שלה איתו
 

 

PREPOSIÇÃO Be - ב
Esta preposição significa Em, Com e é declinada de acordo com as pessoas:

 

 

Ex.: Há nela amor – יש בה אהבה

O que há em suas mãos? Há nelas dinheiro - מה יש בישיך? יש בהן כסף


PREPOSIÇÃO Me – מ
Esta preposição significa DE, denota tanto origem quanto serve para comparação. É declinada de acordo com as pessoas:

 


Ex.:
 Este presente vem de vocês – המתנה הזאת באה מבם

Você sabe mais que eu – אתה יודע יותר ממני



PREPOSIÇÃO Biglal – בגלל
Esta preposição significa Por causa, e é declinada de acordo com as pessoas:

 

 

Ex.: Por sua causa eu não fui – בגללך לא הלכתי
Ele canta por nossa causa – בגללנו הוא שר



PREPOSIÇÃO Bishvil – בשבל
Esta preposição significa Para, no sentido de endereçar algo a alguém ou de finalidade.

 

 

Ex.: Para quem é este bolo? Ele é para mim – למי העוגה הזאת? היא בשבלי

Este dinheiro é para eles – הכסף הזה בשבילם




PREPOSIÇÃO Etsel – אצל
Esta preposição significa Na casa decom alguém.

 

 

Ex.: A festa é na minha casa (é comigo) – המסיבה אצלי
Elas comem na casa deles (com eles) - הן אוכלות אצלם

 

 

SIGA ESTE BLOG!